Cores Universais? Como assim?

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Entender que as cores não são universais, e que elas não são a mesma intensão em todas as culturas é claro e real..
Entender que cor é símbolo e tem diferentes significados, já deixa claro que elas não podem ser universais.
Entendo que Universal seria:
“um conceito metafísico que caracteriza uma propriedade ou uma relação que pode ser exemplificada por um número de coisas particulares diferentes. É uma ideia ou essência comum a todas as coisas que agrupamos sob um mesmo signo linguístico.”
Fonte DICIONÁRIO DE FILOSOFIA
Por tanto será que é possível classificar as cores universais e ainda classificar em 6 a 8 cores?

Claro que não!


Toda vez que afirmarmos que uma cor tem universalidade seria necessário que estas cores harmonizassem com todas as etnias tendo elas o mesmo significado.

Impossível!

Mas, como sabemos, as etnias são justamente as diferentes culturas e hábitos que um povo, sociedade se estabelece ou se classifica como sendo única por suas diferentes características humanas e comportamentais.

As gamas de cores que podem possibilitar uma harmonia cromática são infinitas, e colocar uma regra como limite seria no mínimo questionável.

As cores são possibilidade e jamais resumimos 6, 7, 8 ou até mesmo 30, 40, 63 cores para usar na imagem pessoal.

Quando pensar em cores não pense em regrinhas.

Aposte em liberdade, aposte no seu gosto pessoal, afinal ninguém está mais tempo com você mesma que você!

Partindo do conceito que o ser humano é único e tem sua luz própria e sua identidade, não é possível conceber cores Universais, apostaria sim em Cores Individuais.

A Técnica Multifatorial busca a essência e não determinismo nas cores.

Liberte-se e use as cores que você gosta, nada é mais sua vontade!



Colunista: Cláudia Piantini

Formada em Design de Moda pela Universidade Tuiuti do Paraná, a gaúcha Cláudia Piantini construiu e refinou um método original de consultoria de imagem ao longo de 15 anos de experiência na área. Na intenção de trilhar um caminho mais original, mergulhou em áreas que tangenciam o estudo da imagem.
Tem especialização em Antropologia Cultural (PUC-PR), Comportamento de Consumo (Universidade Positivo) e Neurociência e Comportamento (PUC-RS). Está finalizando a Especialização em Comunicação e Cultura (PUC-PR). A experiência acadêmica e a ampla visão de mundo a ajudaram a criar um método multifatorial, que busca trabalhar o ser humano de forma mais completa por meio de sua estética, comportamento e emoção.

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