Somos as cores que vestimos?

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Por mais universalizada que esteja a (palavra) moda ela não é unificadora em sua essência. Afinal, cada pessoa é diferente em suas preferências, desejos, emoções e até nas possibilidades de concretizar as suas expectativas. Neste universo de perfis de consumidor tão difuso o conceito de estilo chega para suprir lacunas e propagar atitudes e posicionamentos que libertam mulheres e homens da imposição de vestir-se conforme os ditames das tendências. Veste-se o que se gosta e do jeito que se quer contanto que roupas e acessórios reflitam a personalidade de quem os usa, preferencialmente sem deslizes que comprometam a harmonia no contraste de cores, texturas e comprimentos.

Um tema no qual Claudia Piantini tem intimidade e conhecimento graças a estudos sobre o comportamento humano. Experiência acumulada em décadas de envolvimento profissional  sobre o papel desempenhado pelas cores e suas nuances na valorização de estilos que extrapolam a simples escolha de uma saia ou bijuteria. É a valorização da beleza natural que se destaca com a opção acertada das tonalidades do que se veste de acordo, por exemplo, com as características da pele ou do cabelo.

Bacharel em Design de Moda, ela tem especialização em Comportamento de Consumo, Antropologia Cultural, Comunicação e Cultura, Ciências Sociais, Neurociências e Comportamento e Branding e Growh. Atualmente, especializa-se em Comportamento e Caos, Ética e Filosofia. É professora, palestrante, consultora de imagem e já orientou mais de mil pessoas com atendimentos sobre Cores e Imagem Pessoal.

A necessidade imperiosa de aprofundamento em pesquisas e a busca incessante por informações gestaram o recém-lançado livro “Técnica Multifatorial” de Claudia Piantini, concebido na intimidade de um ambiente propiciado pela necessidade de isolamento social devido ao pico da pandemia do coronavírus. A proposta da obra é evidenciar o olhar científico e teórico na aplicação das cores na estética. Uma mensagem simples, porém fundamentada, de que todos devem ter liberdade para usar as cores independentemente de modismos e predeterminações. “Para mim, a cor é uma expressão do comportamento. Temos emoções por determinadas cores, preferências, e o uso pode tornar-se algo muito benéfico para a imagem pessoal uma vez que traz autoestima nas composições que fazemos”, afirma a designer de imagem. O contrário também pode acontecer. Muitas vezes gostamos das cores mas não ousamos usá-las por medo do julgamento.  

 Especializada em Antropologia e Neurociência, a autora, que também é consultora de imagem, nunca se convenceu com as técnicas presentes no mercado, que induzem ao uso de algumas cores em detrimento de outras, colocando-as em zonas permitidas e proibidas. A Técnica Sazonal e Sazonal Expandida, a mais usada, inclusive em consultorias de imagem online, surgiu em 1945. “Essa técnica nunca foi renovada e eu não conseguia encontrar um fundamento consistente para aplicá-la. Quando passei a me aprofundar nos estudos e também com a experiência em atender muitos clientes, percebi que não era apenas o tom da pele, mas muitos fatores devem ser avaliados no uso das cores. Somos seres evolutivos e com isto as cores mudam de acordo com nosso humor e com nossa fisiologia”, afirma a especialista.

O livro guia o leitor para que ele entenda qual é o seu fototipo cutâneo e assim alie as cores à sua imagem pessoal. Segundo a técnica multifatorial, mudanças pessoais e do ambiente podem alterar essa cartela. Ao se especializar em Neurociências a autora teve a certeza que não é possível em um espaço de tempo, com luz direta, enxergar a cor com a mesma dimensão que outra pessoa. Pigmentações diferentes aparecem no corpo em estações diferentes, incluindo a  cor do cabelo, alterando os contrastes. Por isso, é importante entender o próprio processo intuitivo e criativo de imagem pessoal – “quando seguimos um caminho mais identificado conosco, com nossos sentimentos e estado de espírito, as cores podem ter a ação de bem-estar, autocuidado e autoestima,” esclarece Claudia Piantini. A Técnica Multifatorial, que foi devidamente registrada, é inovadora, sensível e principalmente uma experiência para quem a coloca em prática e para quem a recebe.

ONDE ENCONTRAR 

TÉCNICA MULTIFATORIAL

CLAUDIA PIANTINI

Aquisição pelo site www.claudiapiantini.com.br  ou Whatsapp (41) 99282-3366

Informações e agendamentos: (41) 99951-9083

Texto originalmente publicado em http://www.conceitoatual.com.br/somos-as-cores-que-vestimos/


Colunista: Cláudia Piantini

Formada em Design de Moda pela Universidade Tuiuti do Paraná, a gaúcha Cláudia Piantini construiu e refinou um método original de consultoria de imagem ao longo de 15 anos de experiência na área. Na intenção de trilhar um caminho mais original, mergulhou em áreas que tangenciam o estudo da imagem.
Tem especialização em Antropologia Cultural (PUC-PR), Comportamento de Consumo (Universidade Positivo) e Neurociência e Comportamento (PUC-RS). Está finalizando a Especialização em Comunicação e Cultura (PUC-PR). A experiência acadêmica e a ampla visão de mundo a ajudaram a criar um método multifatorial, que busca trabalhar o ser humano de forma mais completa por meio de sua estética, comportamento e emoção.

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