Como os daltônicos usam cores em suas roupas?

COMPARTILHAR:

Comprar roupas pode ser uma experiência muito peculiar para quem é daltônico. Geralmente pensamos em duas questões básicas quando vamos comprar uma roupa: qual é a cor e se fica bem outras peças que já temos no guarda-roupa.

Conforme descreve Thiovani Pereira, em algum momento na vida de um daltônico ele aprendeu a reconhecer cores através de seus nomes, ou conta com a ajuda de familiares.

Mas como os tons das cores são próximos, a escolha pode ser mais difícil para quem escolhe sozinho suas roupas. E para um daltônico com deuteranomalia, que não distingue as cores verde e vermelha, combinar estas cores pode ser um grande desafio para o estilo pessoal.

Assim, distinguir cores é apenas a parte mais prática na hora de escolher uma roupa. Mas sabemos que se vestir tem muito mais sobre estilo do que função, saber como aquela peça vai ficar com outras, principalmente na hora de combinar cores.

Neste caso, o suporte da família e de amigos que sabem do daltonismo é uma valiosa ajuda para manter o estilo com elegância.


Colunista: Cláudia Piantini

Formada em Design de Moda pela Universidade Tuiuti do Paraná, a gaúcha Cláudia Piantini construiu e refinou um método original de consultoria de imagem ao longo de 15 anos de experiência na área. Na intenção de trilhar um caminho mais original, mergulhou em áreas que tangenciam o estudo da imagem.
Tem especialização em Antropologia Cultural (PUC-PR), Comportamento de Consumo (Universidade Positivo) e Neurociência e Comportamento (PUC-RS). Está finalizando a Especialização em Comunicação e Cultura (PUC-PR). A experiência acadêmica e a ampla visão de mundo a ajudaram a criar um método multifatorial, que busca trabalhar o ser humano de forma mais completa por meio de sua estética, comportamento e emoção.

Deixe um comentário